Introdução
Primeiramente temos que aprender o básico da perspectiva, como os pontos X, Y e Z.
- Z sendo como uma linha Vertical infinita, fazendo sempre 90° com o objeto ou o solo.
- X sendo uma linha infinita marcando a frente do objeto.
- Z sendo outra linha infinita marcando a lateral.
Se colocamos um cubo ao desenho ficaria na seguinte Perspectiva:
Primeiros Passos
Abra o blender e você verá um desenho inicial. (Cubo, Câmera e Luz)
Controles da Câmera
Girando a Scroll (Aquela rodinha que fica no mouse) Perceberá que o zoom irá aumentar.
Se você segurar ela e mover o mouse, poderá girar a câmera.
Os números do teclado também tem a sua função:
1 - Vista Frontal Giro: 8 - Cima
7 - Vista de Cima 4 - Esquerda 6 - Direita
3 - Vista Lateral 2 - Baixo
Se você segurar Shift / Ctrl + Scroll poderá mover para frente ou para os lados.
Movendo o Cubo
Clicando com o botão DIREITO do mouse e arrastando você poderá movê-lo. (Ou simplesmente Aperte "G")
Com o cubo selecionado você pode apertar no teclado X, Y ou Z para selecionar a direção conforme a Fig. 1
Assim que você encontrar a posição que deseja aperte com o botão ESQUERDO, ou clique com o botão direito novamente para retornar a posição inicial.
Apertando R é possivel girar esta face selecionada.
Primeiramente temos que aprender o básico da perspectiva, como os pontos X, Y e Z.
- Z sendo como uma linha Vertical infinita, fazendo sempre 90° com o objeto ou o solo.
- X sendo uma linha infinita marcando a frente do objeto.
- Z sendo outra linha infinita marcando a lateral.
Se colocamos um cubo ao desenho ficaria na seguinte Perspectiva:
Primeiros Passos
Abra o blender e você verá um desenho inicial. (Cubo, Câmera e Luz)
Girando a Scroll (Aquela rodinha que fica no mouse) Perceberá que o zoom irá aumentar.
Se você segurar ela e mover o mouse, poderá girar a câmera.
Os números do teclado também tem a sua função:
1 - Vista Frontal Giro: 8 - Cima
7 - Vista de Cima 4 - Esquerda 6 - Direita
3 - Vista Lateral 2 - Baixo
Se você segurar Shift / Ctrl + Scroll poderá mover para frente ou para os lados.
Movendo o Cubo
Clicando com o botão DIREITO do mouse e arrastando você poderá movê-lo. (Ou simplesmente Aperte "G")
Com o cubo selecionado você pode apertar no teclado X, Y ou Z para selecionar a direção conforme a Fig. 1
Assim que você encontrar a posição que deseja aperte com o botão ESQUERDO, ou clique com o botão direito novamente para retornar a posição inicial.
Edições Simples
Aperte Tab para entra no Edit Mode, o selecione na Aba Inferior.
A tecla A seleciona e desseleciona tudo.
Selecione uma vértice (Canto ou Quina) com o botão DIREITO do mouse.
Clique em várias Vértices segurando Shift para selecionar um Face (Área).Aperte Tab para entra no Edit Mode, o selecione na Aba Inferior.
A tecla A seleciona e desseleciona tudo.
É posssivel também apertar as teclas X, Y ou Z para selecionar em torno
de quais eixos girar.
Z Y X
Z Y X
Apertando E, você pode dar um "Extrude" e subir as vértices ou faces selecionadas.
Repare que há um menu na parte esquerda da tela:
Como o próprio nome já diz "Subdivide" faz com que a face
selecionada se separe em faces menores.
Com esse rápido e Básico Tutorial é possivel ter uma pequena noção do blender e seus comandos.selecionada se separe em faces menores.
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