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Conceitos Iniciais Blender

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Introdução
Primeiramente temos que aprender o básico da perspectiva, como os pontos X, Y e Z.

- Z sendo como uma linha Vertical infinita, fazendo sempre 90° com o objeto ou o solo.
- X sendo uma linha infinita marcando a frente do objeto.
- Z sendo outra linha infinita marcando a lateral.

                                          
Se colocamos um cubo ao desenho ficaria na seguinte Perspectiva:
                                          
Primeiros Passos
Abra o blender e você verá um desenho inicial. (Cubo, Câmera e Luz)
Controles da Câmera
Girando a Scroll (
Aquela rodinha que fica no mouse) Perceberá que o zoom irá aumentar.
Se você segurar ela e mover o mouse, poderá girar a câmera.

Os números do teclado também tem a sua função:

1 - 
Vista Frontal                            Giro:                          8 - Cima
7 - Vista de Cima                                   4 - Esquerda                       6 - Direita
3 - Vista Lateral                                                              2 - Baixo

Se você segurar 
Shift / Ctrl + Scroll poderá mover para frente ou para os lados.

Movendo o Cubo
Clicando com o botão DIREITO do mouse e arrastando você poderá movê-lo. (Ou simplesmente Aperte "G")
Com o cubo selecionado você pode apertar no teclado 
X, Y ou Z para selecionar a direção conforme a Fig. 1
Assim que você encontrar a posição que deseja aperte com o botão 
ESQUERDO, ou clique com o botão direito novamente para retornar a posição inicial.

Edições Simples
Aperte Tab para entra no Edit Mode, o selecione na Aba Inferior.



A tecla A seleciona e desseleciona tudo.
​Selecione uma vértice (Canto ou Quina) com o botão DIREITO do mouse.

​ Clique em várias Vértices segurando Shift para selecionar um Face (Área).
Apertando R é possivel girar esta face selecionada.
É posssivel também apertar as teclas X, Y ou Z para selecionar em torno
de quais eixos girar.

              Z                                  Y                                   X

  

Apertando E, você pode dar um "Extrude" e subir as vértices ou faces selecionadas.
​Repare que há um menu na parte esquerda da tela:
                         
Como o próprio nome já diz "Subdivide" faz com que a face
selecionada se separe em faces menores.

Com esse rápido e Básico Tutorial é possivel ter uma pequena noção do blender e seus comandos.

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